A principal causa de troca de implante é a contratura capsular.

Quando se coloca uma prótese numa mulher, o corpo reage produzindo uma capa fina e lisa ao redor daquele corpo estranho, ou seja, do implante. Essa é uma reação tida como esperada, normal, fisiológica e não causa problema alguma para a paciente.

No entanto, por algum motivo, essa cápsula pode começar a ficar mais espessa, o corpo passa a produzir substâncias que a tornam mais dura e grossa e isso começa a provocar algumas alterações na mama.

Inicialmente a mama começa a ficar mais endurecida, comparando-se com o outro lado, depois de um tempo, pode acontecer alterações na forma da mama, na maioria das vezes uma mama fica mais alta do que a outra, e se o processo continuar sem tratamento pode advir dor, que caracteriza o último estágio.

Todo esse processo é definido como Contratura Capsular e exige tratamento.

Os estágios iniciais podem ser conduzidos de forma clínica, paciente precisa ingerir um comprimido ao dia de um medicamento inibidor de leucotrieno que pode modular e reverter essa resposta corporal que produz a contratura. Nos estágios mais avançados é preciso uma nova cirurgia para retirar a cápsula doente, espessa, e colocar um novo implante, geralmente nesse procedimento também se faz a troca de plano do local da prótese, se estiver subglandular, passa-se para submuscular.

As causas de contratura ainda são bastante controversas e ainda estão em estudos, porém já se conhecem algum fatores que podem atuar facilitando a sua formação: causa bacteriana (infecção subclínica), trauma (pode atuar como gatilho de reação imunológica), genética (existem pessoas mais predispostas) e tabagismo.

As formas de se diminuir o risco são: implantes de qualidade, cirurgia em ambiente hospitalar com taxas baixas de infecção, central de esterilização de alto padrão, técnica no touch (uso de funil para introduzir implante – pouco contato com implante), plano submuscular, uso de antibióticos na cirurgia, todos os fatores que diminuam risco de hematoma, evitar traumas e fumo.

 

 

 


Deixe seu comentário