Explant
É a cirurgia que mais tem crescido em procura nos últimos anos, particularmente a partir de 2020.
Consiste em fazer a cirurgia para remover os implantes (junto com as cápsulas) que a paciente tem e associar procedimentos que possam trazer o melhor resultado estético possível, que podem ser a mastopexia e a lipoenxertia.
Existem 3 grupos de mulheres que buscam este procedimento:
O mais frequente são mulheres que já usam implantes há mais de 20-25 anos e simplesmente querem car sem as próteses porque não faz mais sentido nesse estágio de vida;
O segundo grupo são pacientes que sentem muitas queixas locais na mama como dores, repuxados ou incômodos diários decorrentes de cirurgias não tão bem sucedidas e nesses casos uma troca de prótese poderá resolver as queixas mas muitas não querem ter o risco da possibilidade de continuar sentindo as mesmas queixas;
E o terceiro grupo são mulheres que sentem incômodos gerais no corpo como queda de cabelo, dores nas articulações, mialgia, dor de cabeça, fadiga e se relacionam à Síndrome ASIA.
É uma cirurgia muito associada à lipoenxertia para acrescentar volume nas mamas nas quais se tem pouco tecido remanescente. É uma cirurgia totalmente reversível, ou seja, caso haja algum descontentamento ou arrependimento, a paciente pode voltar a colocar prótese no futuro. A alta acontece no dia seguinte, repouso de 5 dias, academia retorna com 3 semanas.