Operar uma prótese abaixo do músculo é totalmente diferente de colocar apenas subglandular ou subfascial, imagine que na cirurgia várias estruturas adicionais serão “mexidas” como o músculo, costela e pericôndrio. Então, seria natural que tivéssemos uma recuperação mais dolorosa e lenta do que se comparar com outra paciente que deixou o músculo intacto.

No entanto, dr. Tebbetts surgiu para mudar os paradigmas e tornou a cirurgia com implante submuscular não só com dores bem menores, como conseguiu estabelecer protocolos para uma recuperação mais rápida.

Nos EUA, 85% dos implantes são colocados abaixo do músculo, e lá as pacientes sofriam muito no pós operatório porque sentiam dores intensas, absurdamente fortes, muitas vezes exigindo uso de medicações derivadas da morfina para poder controlar a dor. Não era raro ver pacientes ficarem até 30 dias após a cirurgia sentindo dores, muitas vezes até incapacitante.

Foi nesse contexto que dr. Tebbetts, um cirurgião americano do Texas, começou a pesquisar a anatomia e a própria cirurgia e começou a fazer pequenas alterações em sua rotina cirúrgica, e começou a perceber que a cada mudança que ele fazia, as pacientes sentiam menos dor, de forma que ele sentiu a necessidade em estabelecer os protocolos e compartilhar seus achados em forma de artigos científicos, inclusive publicado na Plastic and Reconstructive Surgery (principal revista da plástica mundial) e em diversos livros.

E nestes trabalhos, ele mostrou que se o cirurgião seguisse o passo-a-passo definido por ele, conseguiria melhorar o pós operatório em prótese abaixo do músculo.

Assim surgiu a recuperação em 24h, também chamada Fast Track Recovery, que impõe uma série de medidas a serem realizadas pelo cirurgião no intra-operatório e pela paciente no pós cirúrgico, realizando manobras de elevação de braços para favorecer o relaxamento muscular.

 

 


Deixe seu comentário